Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

"Há mais oferta de serviços de seguros do que procura pelos clientes"

Entrevista a Eugénio Sebastião Pedro, PCA da Master Seguros

Em entrevista ao Expansão, Eugénio Pedro lamenta a falta de cultura de seguros no País e alerta que as seguradoras têm sido sufocadas pelas companhias dos bancos, que condicionam os créditos bancários à adopção dos produtos de seguro.

Angola não tem uma cultura de seguros muito implementada. Há espaço para o mercado segurador crescer mais?
O negócio de seguros em Angola ainda é muito incipiente, não temos a cultura de seguros nem empresas suficientes para capitalizarmos as empresas de seguros. Sabemos que cada vez que entra mais uma empresa de seguros no mercado, reparte-se os clientes já existentes de outras seguradoras, tirando um cliente daqui, outro dali.

Não têm sido criadas mais oportunidades de negócios para haver mais tomadores de seguro?
A quantidade de indústria que há no País é reduzida e pouco desenvolvida, não têm sido criadas oportunidades de negócios, por isso os tomadores de seguros são os mesmos, saem de uma companhia para outra. Há mais oferta de serviço de seguros do que procura por parte de clientes.

Sabendo dessa realidade e uma vez que o mercado conta com cerca de 25 operadoras, porque é que em 2016 a Master Seguros entrou para o mercado segurador?
A estratégia da Master Seguros é ser diferente, actuando naquelas segmentações em que as outras seguradoras não actuam, como micro seguros, um seguro voltado mais para as pessoas com poucos recursos financeiros. Temos tido algum sucesso, aquelas pessoas que à partida pensavam que não podiam ter seguro porque o custo é muito elevado, que o serviço de seguro foi criado para pessoas abastadas financeiramente, temos mostrado que com poucos recursos podem fazer o seguro de bens, das suas vidas e de familiares.


(Leia a entrevista integral na edição 486 do Expansão, de sexta-feira 17 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)