Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

China aberta a negociar novo pacote de crédito para assegurar a construção de infra-estruturas

João Lourenço na Cimeira China-África

Novo financiamento servirá para garantir a conclusão de projectos no âmbito do Programa de Investimento Público, numa altura em que a China se prepara expandir os sectores de cooperação.

O embaixador da China em Angola, Cui Aimin, disse esta semana que o gigante asiático está aberto a negociar um novo financiamento com as autoridades angolanas, se for essa a vontade do Governo.

O diplomata que falava durante a conferência de imprensa para a apresentação da Cimeira de Pequim, no âmbito do Fórum de Cooperação China-África (FOFAC), que se realizará nos dias 3 e 4 de Setembro próximo na China, e que contará com a presença do Presidente João Lourenço, disse que, apesar da abertura chinesa, é necessário "fazer melhorias" e "ajustamentos" no montante a disponibilizar, em função das negociações ainda em curso entre os dois governos.

Sem avançar o montante da nova linha de crédito da China para Angola, Cui Aimin lembrou que a disponibilidade para conceder mais um empréstimo resulta de o facto de a China nunca ter colocado "condição política" na cooperação entre os dois países, "como faz o ocidente".


(Leia o artigo integral na edição 487 do Expansão, de sexta-feira 24 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)