Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Banco Nacional de Angola leiloa 700 milhões USD em Setembro

Mercado Cambial

A partir desta segunda-feira, dia 3, e até ao final do mês, o Banco Nacional de Angola (BNA) irá vender o equivalente a 700 milhões USD em oito leilões de divisas, incluindo plafonds para cartas de crédito.

Além da colocação de segunda-feira, terão lugar novos leilões nos dias 5, 10, 12, 18, 20, 24 e 26 de Setembro, em "montantes, moeda e finalidades que serão anunciados aos bancos comerciais nas 24 horas que precedem a realização de cada leilão."

O anúncio do montante mensal e do calendário passa a ter lugar no último dia útil de cada mês, de forma indicativa, de modo a "conferir maior previsibilidade ao mercado cambial", informa o BNA em comunicado.

No último leilão de divisas, realizado a 29 de Agosto, foram colocados 30 milhões USD para cobertura de operações gerais, tratando-se do primeiro leilão onde foi comercializada moeda norte-americana, desde o início da política cambial operada em Janeiro.

Nesse leilão, o 38.º, foi apurada a taxa de câmbio média ponderada de 276,6 Kz, uma apreciação do dólar face ao Kwanza na ordem dos 1,4%, uma vez que a taxa de câmbio até à data estava nos 272,9 Kz por dólar.

Desde que o sistema de leilões entrou em vigor, a 9 de Janeiro, o Kwanza já depreciou mais de 40% face ao euro e ao dólar. Atualmente, um dólar equivale a 276,7 kwanzas (no início do ano valia 165,92 Kz) e um euro equivale a 322 Kz (a 1 de Janeiro valia 185,40 Kz).