Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Reservas Internacionais Líquidas baixam 10% em Agosto e atingem valor mais baixo em oito anos

Avaliadas em 12,6 mil milhões USD

As RIL em Agosto "perderam" 1,3 mil milhões USD e atingiram valor mais baixo desde Janeiro de 2010, quando as reservas internacionais angolanas eram de 12 mil milhões USD.

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) desceram 9,6% em Agosto para 12,6 mil milhões USD, uma queda de pouco mais de 1,3 mil milhões face aos 14 mil milhões USD que "valiam" em Julho, de acordo com os dados preliminares da Estatística Monetária e Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA).

Trata-se do valor mais baixo desde Janeiro de 2010, quando as reservas internacionais angolanas eram de 12,0 mil milhões USD. Actualmente, de acordo com cálculos do Expansão, as RIL dão para cobrir 5,4 meses de importações.

Desde a tomada de posse do Presidente da República, em Setembro de 2017, as RIL baixaram cerca de 2,5 mil milhões USD. Nesta década, o valor mais alto das RIL remonta a Setembro de 2013, quando estavam avaliadas em 34 mil milhões USD, sendo o valor mais alto desde que há registos.

No início de 2014, antes dos efeitos da crise provocada pela quebra da cotação do petróleo no mercado internacional, as reservas angolanas ascendiam a 30,8 mil milhões USD. (...)


(Leia o artigo integral na edição 489 do Expansão, de sexta-feira 7 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)