Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Fim da dupla tributação e cooperação trazem Costa a Luanda

Primeiro-ministro português chega segunda-feira

A possibilidade de um acordo a envolver a isenção de vistos foi afastada por Manuel Augusto, que justifica com o facto de Portugal estar inserido no espaço Schengen e não ter "a capacidade de exercer a reciprocidade". Em cima da mesa estão acordos para áreas como a Educação ou Ciências.

O primeiro-ministro português, António Costa, chega segunda-feira a Luanda para dar uma nova dinâmica às relações entre os dois países e traz na "bagagem" um acordo para evitar a dupla tributação, mas também acordos na área da cooperação, sobretudo nas áreas da educação e das ciências, apurou o Expansão.

De acordo com fontes ligadas às negociações, a visita de António Costa a Angola servirá para a assinatura de vários "instrumentos jurídicos na área da cooperação" entre os dois países, mas também para assinalar o reatar das relações depois do caso Manuel Vicente.

O Executivo exigia o cumprimento dos acordos internacionais e o envio do processo para julgamento em Luanda, o que acabou por acontecer em Maio, após o Tribunal da Relação de Lisboa ter decidido enviar o processo que envolve o ex- -vice-presidente para Luanda. "Esta visita serve também para marcar o restabelecimento das relações entre os dois países, para dar uma nova dinâmica às relações", adiantou ao Expansão uma fonte ligada ao Governo português.

Além dos encontros com os governantes angolanos, o primeiro- -ministro português vai participar no Fórum Angola-Portugal, que decorre no Hotel Epic Sana, em Luanda, no último dia da sua visita ao País, e que contará com a presença de várias empresas portuguesas e angolanas. Vai fazer a abertura do fórum que tem o tema "Por uma parceria estratégica". (...)


(Leia o artigo integral na edição 490 do Expansão, de sexta-feira 14 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)