Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inflação homóloga em queda há 10 meses e abaixo dos 20% há dois

Índice de preços no consumidor de Agosto

É preciso recuar a Janeiro de 2016, quando a inflação homóloga era de 17,4%, para encontrar um valor mais baixo que o de Agosto deste ano. A inflação mensal acompanha os valores dos últimos cinco meses, 1,2%. Ao ritmo actual, a inflação anual deverá ficar abaixo da meta do Governo.

A inflação homóloga, em Agosto, caiu 0,6 pontos percentuais (pp), saindo dos 19,5%, para os 18,9%, mantendo-se abaixo da dos 20% pelo segundo mês consecutivo e encontrando-se em queda há dez meses, indicam os dados do Índice de Preços no Consumidor de Agosto (IPC) do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgados esta semana.

Comparando com Agosto de 2017, os preços aumentaram 18,9%, um decréscimo de 7,9 pp, face a igual período do ano anterior. É preciso recuar a Janeiro de 2016, quando a inflação homóloga era de 17,4%, para encontrar um valor mais baixo que o de Agosto deste ano.

A inflação acumulada, nos primeiros oito meses de 2018, indica que os preços em Luanda subiram cerca de 10,3%, bastante abaixo do valor registado em Agosto do ano passado, quando a inflação acumulada se situou nos 17,0%. (...)


(Leia o artigo integral na edição 490 do Expansão, de sexta-feira 14 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)