Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Quatro embaixadas e quatro consulados vão fechar até Novembro

MIREX não resiste à crise

Apelo do PR para que a diplomacia fosse colocada ao serviço da diversificação económica, não evitou encerramento de representações.

Quatro embaixadas e igual número de consulados serão encerradas até Novembro do corrente ano, anunciou na segunda-feira passada, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, que falava à margem do VII Conselho Consultivo do Ministério das Relações Exteriores, que decorreu sob o lema "As Oportunidades e Desafios no Futuro".

Tratam-se das embaixadas de Angola no México, Grécia, Canadá e junto da sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos consulados de Faro (Portugal), Durban (África do Sul), Frankfurt (Alemanha) e Califórnia (Estados Unidos), cujo encerramento decorre dos "constrangimentos económicos provocados pela crise que o país enfrenta", afirmou o chefe de diplomacia angolana.

"Já estamos a movimentar as pessoas, pois isso tem a ver com a vida das pessoas, mas vamos fechar todo o processo até Novembro", disse Manuel Augusto, salientando que a missão diplomática acreditada na sede da CPLP passará a ser coberta pela missão diplomática angolana em Lisboa. (...)


(Leia o artigo integral na edição 490 do Expansão, de sexta-feira 14 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)