Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Banco central vendeu 80 milhões USD em dois leilões de divisas

Mercado cambial

Millennium foi o campeão da venda de divisas dos dois últimos leilões, recebeu 13% dos 80 milhões USD colocados no mercado pelo BNA.

O Banco Nacional de Angola (BNA) colocou esta semana 80 milhões USD em duas sessões de leilões de venda de divisas aos bancos comerciais para cobertura de operações de natureza comercial e privada em posse dos bancos em conformidade com a nova regulação cambial vigente de Janeiro.

Na sessão de segunda-feira, dia 10, foram colocados no mercado 40 milhões USD, tendo sido apurada a taxa de câmbio de referência de 285,845 Kwanzas por cada dólar. Contribuíram para o apuramento da taxa de câmbio de referência 17 bancos, sendo que a taxa mais alta foi de 286,450 Kwanzas e a mais baixa de 285,310 por dólar.

Os campões das divisas deste leilão foram o Banco de Comércio e Indústria (BCI) e o banco Sol, ambos com 5 milhões USD, seguidos pelo BFA com 4,8 milhões USD. No conjunto, os três bancos comerciais ficaram com 37% dos 40 milhões USD cedidos pelo banco central, com 14,8 milhões USD.

Na quarta-feira, dia 12, realizou- se a segunda sessão de venda de divisas em leilão, tendo o BNA colocado no mercadooutros 40 milhões USD, para o mesmo tipo de operações. Nesta sessão foi apurada a taxa de câmbio de referência de 286,963 Kz por dólar. (...)


(Leia o artigo integral na edição 490 do Expansão, de sexta-feira 14 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)