Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Fim da instabilidade económica depende do fim da crise moral

Angola e o Mundo

Uma das principais causas da crise económica em Angola, aliada à necessidade de infraestruturas básicas e sanitárias, ensino médio obrigatório para todos, assistência médica e medicamentosa, sobretudo para quem aufere o salário mínimo de 16.503,30 Kz, ou é indigente, é a crise moral.

A moral é o conjunto de regras de convivência social, apreendidas através da cultura, da educação, da tradição e do quotidiano, que visam orientar o comportamento humano. Em resumo, a moral tem a sua origem etimológica na palavra "morales", que, em latim, significa algo que tem relação com os bons costumes, regulando o modo de agir das pessoas de acordo com os mesmos.

A instabilidade económica pode gerar crises políticas desnecessárias, se não forem determinadas, atempadamente, as causas da mesma e encontradas soluções de curto médio e longo prazo para a ultrapassar. (...)


(Leia o artigo integral na edição 491 do Expansão, de sexta-feira 21 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)