Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Estado resgata seis concessões de fazendas sob gestão da Quantum Global

Fazenda Pedras Negras já tinha sido resgatada

PR alega "razões de interesse público" para resgatar concessões das seis fazendas que serão privatizadas através de concurso público internacional. Fazenda Pedras Negras já foi vendida a uma empresa nacional.

O Presidente da República determinou o resgate, a favor do Estado, de seis concessões de projectos agro-pecuários que, segundo apurou o Expansão, faziam parte da carteira de activos do Fundo Soberano de Angola sob gestão da Quantum Global, alegando "razões de interesse público".

De acordo com um comunicado da Casa Civil do Presidente, divulgado esta semana, João Lourenço determinou o resgate, a favor do Estado, das concessões das fazendas: Longa (Cuando Cubango, anteriormente concedido à Sociedade Cakanduiwa), Camaiangala (Moxico, antes pertença da Sociedade de Exploração Agrícola da Kadianga), Cuimba (Zaire, que estava atribuído à Sociedade da Cakanyama). Resgatou ainda a concessão da Fazenda do Manquete (Cunene, anteriormente concedido à Sociedade Makunde), Camacupa (Bié, anteriormente concedido à Sociedade Agrícola-Cakanguka) e Sanza Pombo (Uíge, que estava nas mãos da Sociedade Cakanyama).

A nota refere ainda que o Presidente autorizou a abertura de um Concurso Público Internacional para a privatização das seis fazendas resgatadas, "a entidades dotadas de capacidade técnica e financeira". Estas seis fazendas faziam parte dos activos de private equity do Fundo Soberano de Angola geridos pela Quantum Global. Estavam inseridas no fundo QG Africa Agriculture, que tinha, àquela data, investido 62,5 milhões USD nas sete fazendas.

Fazia ainda parte deste fundo uma sétima fazenda, a Pedras Negras. No comunicado não há qualquer referência à Fazenda Pedras Negras, cuja concessão em 2016 foi atribuída através do Decreto Presidencial n.º 91/16, de 4 de Maio juntamente com as restantes seis. (...)


(Leia o artigo integral na edição 492 do Expansão, de sexta-feira 28 de Setembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)