Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

País adopta sistema do FMI para publicação de dados macroeconómicos

Para melhorar publicação de dados

Novo sistema visa tornar as informações mais acessíveis através da Página Nacional de Síntese de Dados, também designada por "central de dados".

O Ministério das Finanças (MinFin) garante que até final de Novembro entrará em funcionamento o Sistema Geral de Divulgação de Dados Reforçado (e-GDDS) no País, com o objectivo de melhorar a publicação de dados macroeconómicos oficiais.

O sistema visa melhorar a publicação de dados macroeconómicos oficiais referentes ao País, particularmente através da Página Nacional de Síntese de Dados (NSDP), também designada por "central de dados" económicos. De acordo com um comunicado do MinFin, a NSDP será postada na Plataforma Aberta de Dados (ODP) de Angola, providenciada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no âmbito do projecto "Auto-estrada da Informação Africana".

A publicação dos principais dados macroeconómicos através da NSDP "facilitará aos decisores políticos, interessados domésticos e internacionais, incluindo investidores e agências de notação", o acesso à informação que o Conselho Executivo do FMI identificou como sendo crucial para o acompanhamento da conjuntura económica e financeira do país, indica o comunicado. (...)


(Leia o artigo integral na edição 493 do Expansão, de sexta-feira, dia 5 de Outubro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)