Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Economia afundou 6% no primeiro semestre

Contas nacionais trimestrais do INE

Depois de ter caído 4,7% no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2017, o PIB deu um trambolhão de 7,4% no segundo. O cenário mais provável é, agora, de contracção em 2018. Para evitar a terceira recessão em três anos, a economia precisaria de crescer uns improváveis 6% na segunda metade do ano.

A economia angolana afundou 6% nos primeiros seis meses de 2018 face ao mesmo período de 2017, o pior semestre desde que há registos trimestrais do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com cálculos do Expansão a partir das Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgadas esta segunda-feira.

No segundo trimestre, o PIB deu um trambolhão de 7,4% face ao período homólogo de 2017, depois de ter caído 4,7% no primeiro trimestre também em termos homólogos. Feitas as contas chegámos ao "afundanço" de 6% nos primeiros seis meses.

Em cadeia, o PIB recuou 7,7% no primeiro semestre de 2018 face ao anterior e 8,5% no segundo trimestre também face ao anterior. (...)


(Leia o artigo integral na edição 495 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Outubro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)