Director Carlos Rosado de Carvalho

Orçamento Geral do Estado de 9,2 biliões Kz com petróleo a 65 USD

Orçamento Geral do Estado de 9,2 biliões Kz com petróleo a 65 USD
Foto: Adjali Paulo

No encontro de auscultação que juntou 16 ministros e dezenas de organizações da sociedade civil, o ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Jr., alertou que "se o País não crescer, teremos uma situação económica complicada e bastante difícil do ponto de vista fiscal".

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019 deverá prever receitas e despesas na ordem dos 9,2 biliões Kz e terá como preço de referência do barril de petróleo 65 USD, 30% acima dos 50 USD projectados no OGE 2018, apurou o Expansão.

A traduzir-se este valor, que consta num documento do Governo que servirá de base para a formulação do OGE 2019, o orçamento para o próximo ano sofre uma redução de 4% face ao deste ano.

A equipa económica do Governo participou esta semana num encontro com os parceiros sociais para discussão pública sobre a proposta do OGE.

A secretária de Estado para o Orçamento, Aia Eza da Silva, anunciou que a receita petrolífera para 2019 está projectada com base numa produção anual de 608,6 milhões de barris, equivalente a 1,65 milhões de barris por dia, números que, de acordo com fontes do sector, dificilmente serão alcançados, tendo em conta o declínio na produção no último ano. (...)


(Leia o artigo integral na edição 495 do Expansão, de sexta-feira 19 de Outubro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i