Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Kwanza volta a apreciar face ao euro que esta semana 'bateu' nos 350 Kz por EUR

Leilões de divisas

Entre sexta-feira, 19 de Outubro, e quarta-feira, 24 de Outubro, foram a leilão 85 milhões EUR, montante que foi absorvido pelos bancos comerciais que participaram nas sessões.

O Kwanza voltou a apreciar esta quarta-feira face ao euro, depois de na segunda-feira a moeda europeia ter ultrapassado a barreira dos 350 kwanzas/EUR, naquela que é a segunda apreciação da moeda nacional face ao euro desde que entrou em vigor a nova política cambial, iniciada em Janeiro.

A taxa de câmbio de média ponderada apurada esta quarta- feira foi de 349,609 Kz por EUR, uma apreciação do Kwanza de 0,1% face à taxa de 350,019 Kz/EUR apurada na segunda-feira.

O BNA levou aos leilões n.º59 e 60.º, segunda e quarta-feira, 30 milhões EUR por sessão, tendo o total dos 60 milhões sido absorvido pelos 14 bancos que foram aos dois leilões. Também na sexta-feira passada, foram a leilão 25 milhões EUR, tendo os oito bancos que participaram na sessão comprado a totalidade.

Ao todo, entre sexta-feira, 19 de Outubro, e quarta-feira, 24, foram a leilão 85 milhões EUR.

Desde o início deste mês, o BNA já colocou nos leilões 630 milhões EUR, tendo sido vendidos apenas 79% desse valor, ou seja, 497,1 milhões. (...)

*com Lusa


(Leia o artigo integral na edição 496 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Outubro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)