Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Fundo de mil milhões EUR do Governo alemão para apoiar investimentos de PMEs europeias em África

Cimeira 'G20 Compact with Africa' em Berlim

Os fundos disponibilizados por este programa, lançado em 2017, em Hamburgo, numa reunião do G20, servirão para conceder empréstimos e capital para estreitar a relação Europa/África.

A Chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta semana, em Berlim, na cimeira de investimento "G20 Compact with Africa" (CwA), a constituição de um fundo de mil milhões EUR para apoiar o investimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) europeias em África.

"Juntos, queremos enviar um sinal claro: o desejo de ter uma boa e rentável relação entre África e Europa", afirmou a Chanceler alemã na cimeira CwA, uma iniciativa que pretende promover o investimento privado no continente africano e que conta com organizações internacionais e parceiros bilaterais, entre os quais se incluem o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Grupo Banco Mundial.

Os fundos disponibilizados ao abrigo deste programa servirão para conceder empréstimos e capital a PMEs europeias que queiram investir em África e capital próprio a PMEs africanas. (...)


*com Lusa

(Leia o artigo integral na edição 497 do Expansão, de quinta-feira, dia 1 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital. Saiba mais aqui)