Director Carlos Rosado de Carvalho

Acordo de pagamento deixa de fora as "dívidas ocultas" às EP

Acordo de pagamento deixa de fora as "dívidas ocultas" às EP
Foto: D.R.

Um dia depois do anúncio da celebração de um acordo com os detentores dos Títulos de Moçambique, os credores das empresas públicas Proindicus e Mozambique Asset Management pediram igual tratamento. Querem negociar com o Governo uma "resolução rápida numa base semelhante" à que foi anunciada.

O governo moçambicano chegou a um "acordo de princípio" com 60% dos detentores dos Títulos de Moçambique, no valor de 726,5 milhões USD, que permite retomar os pagamentos em 2019 e prevê a entrega de 5% das receitas fiscais do gás natural até 30 de Setembro de 2033, data de maturidade dos novos títulos no valor nominal de 900 milhões USD.

O acordo, que está condicionado ao consentimento "entre as partes", vai "ajudar a normalizar as relações de Moçambique com os mercados financeiros internacionais", segundo Thomas Laryea, representante do grupo dos quatro detentores de Títulos de Moçambique. Mas representa apenas 34,2% do total de dívidas contraídas pelo Estado moçambicano entre 2013 e 2014. Por reconfigurar ficam perto de 1,4 mil milhões USD que dizem respeito a empréstimos às empresas públicas Proindicus e Mozambique Asset Management (MAM), conhecidas como "dívidas ocultas", destaca o Standard Bank.

Numa nota divulgada na terça- feira, o banco considera que proposta teria maior credibilidade com um "acordo para reestruturar" os empréstimos à Proindicus e à MAM. E, um dia depois, o director do departamento africano de estudos económicos do banco, Phumelele Mbyio, vai mais longe e afirma que "sem uma reestruturação destes empréstimos, há uma hipótese realística de o executivo não ter melhorado a capacidade de servir a dívida comercial externa que tem". (...)

(Leia o artigo integral na edição 498 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i