Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Resultado Líquido

Gestão

Tanto nas empresas, como na vida, o apuramento do resultado líquido permite perceber como está a nossa conta de resultados, o deve e o haver das responsabilidades económicas, sociais e ambientais.

Quando falamos de sustentabilidade, fazemos uma ligação directa, à economia e ao desenvolvimento social e ambiental, esquecendo que de forma complementar, estes três indicadores, fazem parte de uma conta de resultados, pela qual todos somos responsáveis.

É por isso evidente, que as empresas, como a vida fazem parte de uma orientação permanente para objectivos e resultados, que dependem do nosso desempenho, da mesma forma que da capacidade permanente de monitorizar e controlar os resultados líquidos desse exercício, diria antes desempenho.

No âmbito empresarial e de forma simples, o resultado líquido corresponde ao lucro que uma empresa apresenta num determinado período, de forma mais clara, o restante da sua receita (ganhos), depois de considerados todos os custos (gastos) do(s) exercício(s), que têm que ser deduzidos à mesma.

Assim sendo, o resultado líquido é o lucro líquido de determinada empresa, depois de considerados os gastos, sejam eles custos operacionais, financiamento da empresa, com pessoal, impostos, serviços, entre outros, podendo este, ser utilizado para a empresa se financiar a si própria e aos seus investimentos ou parte dele, podendo de igual modo ser distribuído, para remunerar os sócios, accionistas ou trabalhadores, quer sob a forma de dividendos, quer sob a forma de prémios diversos.

(Leia o artigo integral na edição 498 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)