Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola e Portugal querem "conciliar" regimes de segurança social e acelerar facilitação de vistos

VISITA DE JOÃO LOURENÇO A PORTUGAL SERÁ RETRIBUÍDA EM MARÇO DE 2019

Os dois países vão fiscalizar o cumprimento dos acordos assinados em Portugal, nos primeiros meses de 2019. No início de Março será Marcelo Rebelo de Sousa a visitar Luanda.

Angola e Portugal estão interessados em conciliar os regimes de Segurança Social, conscientes da importância das suas diásporas nos dois países, e acordaram, durante a visita do Presidente João Lourenço a Portugal, tratar dos instrumentos jurídicos necessários para que isso aconteça.

Este é um dos pontos que atesta o "elevado interesse mútuo no reforço das relações económicas e comerciais", como refere o comunicado conjunto divulgado no final da visita. O fórum económico, realizado no Porto com a presença de 746 empresas, 550 das quais portuguesas, e uma linha de crédito no valor de mil milhões EUR para apoiar empresários lusos que pretendam investir em Angola são outros dos sinais da nova era nas relações bilaterais.

Uma visita do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a Angola, deverá realizar-se "de 6 a 8 de Março, com chegada no dia 5", revelou João Lourenço, cujo aniversário é assinalado a 5 de Março . Os dois países acordaram também levar a cabo uma reunião da Comissão Ministerial Permanente em Luanda, no 1.º semestre de 2019, e uma nova ronda de consultas públicas a nível de altos funcionários para analisar o cumprimento dos 13 instrumentos de cooperação assinados, no Porto. (...)

(Leia o artigo integral na edição 501 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)