BNA vai passar a "pente fino" activos dos 8 maiores bancos

BNA vai passar a "pente fino" activos dos 8 maiores bancos

O Banco Nacional de Angola (BNA) tem até ao final de Setembro deste ano para realizar avaliações de qualidade aos activos dos oito maiores bancos do sistema financeiro nacional, conduzidas por oito peritos externos, de acordo com o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o acordo do Programa de Financiamento Ampliado a Angola.

Esta é uma das várias metas estruturais para as três primeiras avaliações ao abrigo do programa de financiamento que vão decorrer ao longo de 2019, e o objectivo desta reavaliação à carteira de empréstimos dos oito maiores bancos passa por "fomentar a estabilidade do sector bancário", que o FMI considera que, apesar de estável, enfrenta "vulnerabilidades importantes", como o volume "expressivo" de crédito malparado ou a própria desvalorização do Kwanza, bem como a "falta de liquidez em divisas induzida por políticas do passado".

Segundo o memorando de Políticas Económicas e Financeiras enviadas pelo Governo angolano ao FMI, e que fazem parte do documento agora divulgado relativo ao acordo, esta reavaliação dos activos visa "avaliar possíveis necessidades de recapitalização" destes bancos sistémicos. (...)


(Leia o artigo integral na edição 505 do Expansão, de sexta-feira, dia 4 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i