Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

AGT poderá pedir apoio ao "fisco" português para cobrança de dívidas fiscais

ACORDO RECÍPROCO COM MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DE PORTUGAL

Cidadãos portugueses com dívidas fiscais em Angola poderão ver bens apreendidos em Portugal a pedido da Administração Geral Tributária (AGT) angolana. O mesmo poderá acontecer em sentido contrário.

A Administração Geral Tributária (AGT) de Angola e a Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal vão colaborar na realização de controlos fiscais, notificações, e mesmo na cobrança de impostos a cidadãos nacionais ou residentes nos dois países, incluindo no âmbito de decisões judiciais.

Esta possibilidade decorre da entrada em vigor do Acordo entre a República de Angola e a República Portuguesa sobre Assistência Administrativa Mútua e Cooperação em Matéria Fiscal, cujo Decreto Presidencial (n.º 317/18) de aprovação foi publicado em Diário da República a 31 de Dezembro.

O documento, que resulta da ronda de visitas oficiais realizadas no segundo semestre de 2018, entre o presidente João Lourenço e o primeiro-ministro português, António Costa, permitirá aos "fiscos" dos dois países trocar informações e colaborar na realização de controlos fiscais simultâneos ou unilaterais e na cobrança de créditos tributários. De fora ficam questões relacionadas com direitos aduaneiros e contribuições obrigatórias para a Segurança Social. (...)


(Leia o artigo integral na edição 506 do Expansão, de sexta-feira, dia 11 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)