Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Produção industrial em Angola em terreno negativo há quatro trimestres

APESAR DAS MELHORIAS FACE AO TRIMESTRE ANTERIOR

A quebra na produção de diamantes registada em Agosto e os trabalhos de manutenção na Refinaria de Luanda contribuíram para a quebra do índice geral da indústria entre Julho e Setembro.

A produção industrial no País manteve-se em terreno negativo, entre Julho e Setembro, com um registo de -0,7%, apesar da melhoria em 3,6 pontos percentuais, em comparação ao trimestre anterior, quando o indicador se fixou nos -4,3%. Já em termos homólogos o indicador caiu 10%.

Os dados divulgados, esta semana, dois meses depois do prazo, constam do relatório do lll trimestre de 2018 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) sobre o Índice de Produção Industrial (IPI) referente ao período de Julho a Setembro do ano passado.

Contribuíram para a queda do índice geral da indústria no País os segmentos da indústria extractiva, nomeadamente o subsector dos diamantes que recuou 41,5% face ao trimestre anterior, bem como a fabricação de produtos petrolíferos, que recuou 31,1%.

O índice avalia a produção de quatro sectores, no curto prazo, nomeadamente, as indústrias extractiva, transformadora, distribuição de electricidade e captação e distribuição de água. É preciso recuar ao terceiro trimestre de 2017, quando o indicador se fixou nos 3,5%, para encontrar um desempenho positivo na indústria angolana. (...)



(Leia o artigo integral na edição 506 do Expansão, de sexta-feira, dia 11 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)