Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Uma nova função nas organizações

Capital Humano

Um novo ano civil é sempre mais uma oportunidade de concretizações, 365 oportunidades de fazer mais e melhor. Ou apenas fazer diferente. Talvez esteja aqui o que poderá ser mais importante. Fazer diferente. E isto poderá passar por pequenas atitudes. Estar mais atento a quem nos rodeia, seja em contexto pessoal ou profissional.

Nada melhor que começar um novo ano com a inspiração certa e com os desejos e objectivos bem alinhados. Seja isto para os individuais, seja para as organizações. Um novo ano civil é sempre mais uma oportunidade de concretizações, 365 oportunidades de fazer mais e melhor. Ou apenas fazer diferente. Talvez esteja aqui o que poderá ser mais importante. Fazer diferente. E isto poderá passar por pequenas atitudes. Estar mais atento a quem nos rodeia, seja em contexto pessoal ou profissional, ser mais gentil e apoiar mais, ser mais tolerante e perceber que, por vezes, estes têm momentos em que apenas precisam de um pequeno apoio.

As organizações têm um papel preponderante neste tema ao incutir essa cultura nos seus colaboradores, nomeadamente nas suas lideranças. Ao implementarem uma cultura de apoio aos seus colaboradores, o compromisso e a motivação irão crescer e, consequentemente, os resultados e a retenção dos mesmos também. Mas as pequenas acções diferenciadoras devem também ser no que se refere a temas ligados à sustentabilidade ambiental. O uso do plástico deve ser reduzido ao máximo, assim como o controlo das emissões de carbono, mais uma vez com pequenos gestos do dia a dia, ao promoverem e incentivarem a utilização dos transportes públicos, por exemplo. (...)


(Leia o artigo integral na edição 506 do Expansão, de sexta-feira, dia 11 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)