Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Governo britânico tem 15 dias para submeter plano B ao Parlamento

DEPUTADOS CHUMBAM ACORDO DE SAÍDA

Vários governos europeus preparam planos de contingência, para assegurar os direitos das empresas e dos seus cidadãos, após uma saída sem acordo.

A primeira ministra Theresa May iniciou na noite de quarta-feira uma maratona de negociações para conseguir, até segunda- feira, dia 21, apresentar um plano B ao acordo de saída da União Europeia rejeitado, por uma maioria de 432 deputados, contra 202 a favor.

Apesar do resultado da votação, que representou a maior derrota de um primeiro-ministro no Parlamento desde 1924, May sobreviveu, por escassos 19 votos, a uma moção de censura apresentada pelo líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, e terá de submeter, no dia 29 de Janeiro, um plano alternativo de saída para votação.

A rejeição da moção de censura devolveu a May o processo de negociações com a União Europeia (UE), para evitar uma saída sem acordo, que não interessa à maioria dos deputados.

(Leia o artigo integral na edição 507 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)