Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Endiama "esconde" reservas do auditor independente

RELATÓRIO DE GESTÃO 2017

Mercado saúda aquela que foi primeira vez que a Endiama apresentou as contas publicamente, mas ressalva que não veio acompanhado do devido parecer da Deloitte que, segundo o Conselho Fiscal, apresentou reservas. A diamantifera apresentou prejuizos de 3,6 milhões USD.

A Empresa Nacional de Diamantes (Endiama) registou um resultado negativo de 592 milhões Kz, cerca de 3,6 milhões USD, em 2017, depois de em 2016 ter obtido lucros de 10,3 milhões USD, de acordo com dados do Relatório de Gestão da Endiama referente ao exercício económico de 2017.

Os resultados foram divulgados esta semana, naquela que foi a primeira vez que as demonstrações financeiras foram publicados publicamente. No entanto, no relatório distribuído durante a cerimónia que assinalou o 38.º aniversário da diamantífera, que decorreu terça-feira, no qual se encontram as demonstrações financeiras da empresa, juntamente com o parecer do Conselho Fiscal, não consta o parecer do auditor independente.

Apesar de o auditor independente não constar no relatório, o parecer do conselho fiscal refere que as demonstrações financeiras foram objecto de auditoria da Deloitte. Segundo o conselho fiscal, a auditora independente apresentou reservas, apesar de se desconheceram quais.

"O Conselho fiscal reconhece o esforço do novo Conselho de Administração reduzir as situações que deram origem às reservas que prevalecem e renova a expectativa de que as mesmas possam ser ultrapassadas no decorrer do exercício de 2018, embora reconheçamos que acreditávamos que a esta altura medidas mais concretas de reestruturação da empresa e propostas de medidas de reestruturação do sector diamantífero estivessem a apresentar resultados mais palpáveis", refere o CF. (...)


(Leia o artigo integral na edição 507 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)