Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Estado injecta mais 230 mil milhões Kz no BPC em 2019

PLANO ANUAL DE ENDIVIDAMENTO

Estado vai endividar-se em 180 mil milhões Kz para aumentar capital social da instituição e 50 mil milhões Kz para lhe comprar crédito malparado. Nova injecção eleva para 799 mil milhões Kz factura para resgatar o banco público no final do ano. O equivalente a 3,9 mil milhões USD, cerca de 130 USD por cada angolano

O Estado vai injectar este ano mais 230 mil milhões Kz no Banco de Poupança e Crédito (BPC), elevando para 799 mil milhões os valores injectados na instituição até ao final de 2019, entre aumentos de capital e compra de crédito malparado, de acordo com o Plano Anual de Endividamento 2019 a que o Expansão teve acesso.

Dos 230 mil milhões Kz a injectar este ano, 180 mil milhões Kz destinam-se a recapitalizar o BPC e 50 mil milhões Kz à Recredit para compra de crédito em incumprimento concedido pelo banco. A Recredit é uma entidade pública especializada na recuperação de crédito malparado designada no jargão económico por "banco mau".

Criada inicialmente para comprar apenas crédito do BPC, viu a sua actividade alargada a todo o sistema bancário angolano. Mas por imposição do Fundo Monetário Internacional (FMI) vai novamente recentrar- -se apenas no BPC até Março.

Em despacho publicado no Diário da República de 31 de Janeiro, o Presidente da República já autorizou a ministro das Finanças a realizar duas emissões: uma de 100 mil milhões Kz para o BPC e outra de 30 mil milhões Kz para a Recredit, ambas a 4 anos e com uma taxa de juro de 16,5%.

Estas condições são diferentes das avançadas pelo PAE 2019 que fala em emissões de 180 mil milhões e 50 mil milhões, respectivamente, ambas com maturidade de 10 anos e uma taxa de cupão de 7,5%, sem especificar se as emissões seriam únicas ou por tranches. (...)


(Leia o artigo integral na edição 509 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)