Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Entrega ágil de projectos - Reduza riscos e traga valor para o negócio

Em análise

Cada organização que adopta o Agile deve considerar que esse não é apenas um método de entrega de projectos - o Agile exige uma mudança significativa nas práticas e comportamentos que afectam directamente o governo da organização, os recursos humanos, a gestão de riscos, os controlos internos e a gestão dos benefícios.

Para serem competitivas no mercado actual, em qualquer sector, as organizações precisam de proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.

Rapidez, qualidade, priorização, disciplina e adaptabilidade são qualidades essenciais que envolvem clientes e outras partes interessadas (stakeholders), para usar produtos ou serviços e construir relacionamentos duradouros.

No mundo digital actual, em que as mudanças são constantes e a velocidades vertiginosas, as metodologias tradicionais de gestão de projectos já não respondem com a eficácia necessária. As organizações do mundo digital actual necessitam de ser ágeis e acomodar as várias mudanças do meio envolvente dentro da organização para conseguir dar a resposta que os seus clientes exigem.

Para ter sucesso num ambiente com procura inconstante, uma organização precisa ser adaptável e ágil. Isso pode ser feito por meio de vários métodos de entrega ágil de projectos.

A entrega ágil de projectos é uma abordagem orientada ao valor que pode ser fornecido às organizações, à capacidade de entregar trabalho de elevada prioridade e elevada qualidade, assim como criar relacionamentos significativos e duradouros com todas as partes interessadas e os clientes. (...)


(Leia o artigo integral na edição 509 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)