Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

UA quer indústria farmacêutica africana nos planos de negócio

EGIPTO ASSUME PRESIDÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA COM PROBLEMÁTICA DOS REFUGIADOS INTERNOS NA AGENDA

Criar condições legislativas para pôr em funcionamento a Zona de Comércio Livre Continental, em 2021, e criar uma indústria farmacêutica em África, que garanta o acesso a medicamentos baratos, foram duas das principais decisões da 32.ª Cimeira da União Africana, na qual o Ruanda passou a presidência ao Egipto.

A União Africana (UA) lançou um apelo aos Estados-membros para promoverem a introdução da indústria farmacêutica nos planos de negócios em África, para aumentar o acesso a medicamentos de baixo custo, nomeadamente através da produção de genéricos.

Esta foi uma das principais decisões da 32.ª Cimeira da UA, que decorreu nos dias 10 e 11 de Fevereiro, em Adis Abeba, Etiópia, onde a UA deu mais um passo na direcção da implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), ao solicitar à Comissão africana que proceda à avaliação dos requisitos para o estabelecimento de um futuro mercado comum, que inclua medidas a tomar.

A avaliação será remetida aos ministros do Comércio dos 55 países desta organização supranacional, para que os instrumentos legais necessários à implementação da ZCLCA estejam prontos em 2021.

No encontro, que foi antecedido da 34.ª reunião ordinária do Conselho Executivo composto por ministros dos 55 Estados-membros e em que Angola se fez representar pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, o Egipto assumiu a presidência rotativa da organização. O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, substituiu no cargo, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, para um mandato de um ano, que terá como foco a problemática dos refugiados internos. (...)


(Leia o artigo integral na edição 511 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)