Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Reserva Federal americana trabalha com Angola para regresso dos dólares

ASSISTENTE DE DONALD TRUMP APRESENTA NOVA ESTRATÉGICA PARA ÁFRICA EM LUANDA

Na nova estratégia dos EUA para África, Angola é, com a Nigéria e Quénia, um dos três países estratégicos para a Administração Trump. O assistente especial do Presidente americano trouxe palavras de reconhecimento pelas reformas de João Lourenço e promessas de apoio à economia.

A Reserva Federal norte-americana está a trabalhar com o Governo angolano para que o dólar volte a circular em Angola, afirmou quarta-feira o director para os Assuntos Africanos da Casa Branca, Cyril Sartor, durante um encontro, no Museu da Moeda, organizado pela AMCHAM - Câmara de Comércio Americana-Angola.

O encontro, que reuniu membros do executivo, líderes de associações empresariais e empresários, um dia antes de ser recebido, em audiência, pelo Presidente João Lourenço, teve como objectivo apresentar a nova estratégia da Política Externa dos EUA para África. Estratégia onde Angola tem um papel central, ao lado de países como a Nigéria e o Quénia, por ser "uma pedra angular para a segurança em África", justificou o assistente especial do Presidente Donald Trump.

"Já existem acordos de parceria estratégica" com estes três países, mas a intenção é "ir além", esclareceu Sartor, que se confessou adepto da criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana e do fomento do comércio intra-continental.

Se as questões de segurança são o principal critério para a escolha de Angola como um dos parceiros estratégicos em África, o director para os Assuntos Africanos da Casa Branca não descarta o aprofundamento das relações comerciais, o aumento do financiamento americano em áreas prioritárias de investimento, que serão definidas por Angola, e o regresso do USD à economia angolana. (...)


(Leia o artigo integral na edição 511 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)