Director Carlos Rosado de Carvalho

Standard & Poor's avisa que pode baixar "rating" de Angola

Standard & Poor's avisa que pode baixar "rating" de Angola
Foto: D.R.

A S&P manteve o País abaixo do nível de recomendação de investimento, ou "junk", como é geralmente conhecido.

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) reviu em baixa a Perspectiva de Evolução da economia de Angola, de Estável para Negativa, devido ao "significativo aumento" da dívida pública, e manteve o "rating" em "lixo".

A dívida pública de Angola em percentagem do PIB aumentou significativamente em 2018, em parte devido ao impacto da forte depreciação do kwanza no volume de dívida pública em moeda estrangeira", lê-se na nota que acompanha a divulgação da decisão.

"Estamos a rever a Previsão de Evolução da economia de Estável para Negativa e mantemos o "rating" da dívida soberana de longo e curto prazo em B- e B; a Previsão de Evolução negativa reflecte a possibilidade de uma descida [do "rating "] se o alto peso da dívida pública tornar as necessidades de financiamento insustentáveis, ou se as pressões orçamentais ou externas levarem a défices gémeos mais prolongados que o previsto", dizem os analistas da S&P. (...)

(Leia o artigo integral na edição 511 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

*com Lusa

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i