Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Censo agropecuário vai custar mais de 24 milhões USD

BENGUELA, CUNENE, CUANZA SUL, MOXICO E UÍGE

Depois de 58 anos, o INE vai realizar o Censo Agropecuário e de Pesca para traçar o quadro da pecuária, agricultura e pescas em todo o País.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai lançar, no mês de Março, depois de 58 anos, a primeira fase do Recenseamento Agro-pecuário e Pesca (RAPP), nas províncias de Benguela, Cunene, Cuanza Sul, Moxico e Uíge.

O projecto, orçado em 24,9 milhões USD e que será financiado pelo Banco Mundial (BM), vai incidir em vários aspectos, como características sociodemográficas de cada região, explorações agrícolas, pecuárias, agropecuárias, piscatórias, acesso aos insumos, maquinaria, recursos humanos, posse e uso de terras.

O recenseamento, que envolve cerca de 800 agentes, visa, numa primeira etapa, formar o pessoal seleccionado para integrar as comissões provinciais e municipais de cada região.

Depois da selecção dos agentes, a segunda fase vai decorrer em Luanda, nos dias 11 e 22 de Março, e destina-se à formação dos agentes que farão a recolha de dados no terreno. (...)


(Leia o artigo integral na edição 512 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)