Director Carlos Rosado de Carvalho

Liderança e visão: para onde nos leva?

Liderança e visão: para onde nos leva?

Esta incapacidade de definir um rumo para a organização terá claramente como consequências a instabilidade e a fragilidade das relações com accionistas, colaboradores, clientes e, como consequência, a ausência de resultados, de lucros. Se não se sabe para onde ir... então, porque existir?

Num final de tarde, Beatriz e Helena estavam a terminar de contar o dinheiro angariado com a venda de pulseiras. Estabeleceram um objectivo, definiram metas e concretizaram-nas, obtendo lucros no seu negócio. De forma simples, mas inteligente, estas duas empresárias definiram aquilo que era relevante para o sucesso do seu negócio. Tiveram uma visão e uma missão que conseguiram concretizar.

Beatriz e Helena têm, respectivamente, 8 e 9 anos e fizeram tão simplesmente uma venda de pulseiras de quintal, com a qual conseguiram comprar alguns ingredientes para uma actividade que queriam realizar.

Ora bem, o que tiverem estas duas meninas que muitos líderes não têm?

Sabiam o que queriam e concretizaram-no com um plano de acção de sucesso. Tarefas simples, fazer pulseiras e vender. Sim, mas o mais simples foi terem decidido qual o caminho que queriam fazer para alcançar o seu objectivo. Tinham uma visão clara sobre o que queriam alcançar.

O líder deve ter a capacidade de ter uma visão clara sobre o negócio, sobre aquilo que se pretende com a organização e a forma como podem conduzir com sucesso a organização. (...)

(Leia o artigo integral na edição 512 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i