Director João Armando

Vendas da concessionária "valem" 50,1% da facturação

Vendas da concessionária "valem" 50,1% da facturação
Foto: ARQUIVO
EXPANSÃO

Sonangol facturou 8,9 mil milhões USD com a exportação de 126 milhões de barris de petróleo entregues à concessionária pelas operadoras ao abrigo dos Contratos de Partilha de Produção. Ao todo, o grupo registou 17,8 mil milhões USD com a venda de bens e serviços e entregou 1,5 mil milhões USD ao Estado em impostos.

As vendas de petróleo bruto da concessionária em 2018 representaram 50,1% dos 17,8 mil milhões USD em proveitos operacionais da Sonangol, que encerrou o ano passado com 3,2 mil milhões USD de resultados positivos antes de juros, impostos e amortizações (EBITDA).

Ao todo, a Sonangol facturou 8,9 mil milhões USD com a exportação de 126 milhões de barris de petróleo que foram entregues à concessionária pelas operadoras ao abrigo dos Contratos de Partilha de Produção (PSA, sigla em inglês), sendo que está obrigada a entregar 95% desse valor aos cofres do Estado. Estes números representam um aumento de 38% face aos 6,5 mil milhões registados em 2017.

A Sonangol terá ficado com 445 milhões USD dos 8,9 mil milhões, uma vez que fica com 5% do valor arrecadado.

Como a função de concessionária foi entregue à nova Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, no âmbito da reformulação do sector, o registo destas vendas deixa de ser feito pela Sonangol que, no entanto, irá receber um fee pela venda do petróleo entregue à nova concessionária.

Quanto à exportação de petróleo bruto dos blocos onde tem participações, a Sonangol registou 5,1 mil milhões USD com a venda de 72,0 milhões de barris em 2018, um aumento de 21% face aos 4,2 mil milhões USD de 2017 registados com a venda de 78,9 milhões de barris.

Os dados foram revelados esta semana numa conferência de imprensa para balanço das actividades desenvolvidas em 2018, que assinalam o 43.º aniversário da petrolífera. O presidente do conselho de administração, Carlos Saturnino que indicou que as vendas e prestação de serviços do grupo Sonangol, em 2018, rondou os 17,8 mil milhões USD, representando um aumento de 1,7% face aos 17,5 mil milhões registados em 2017. (...)


(Leia o artigo integral na edição 513 do Expansão, de sexta-feira, dia 1 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i