Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA já disponibilizou 320 milhões USD no desde o início de Março

MERCADO CAMBIAL

No mês de Março, o BNA leva a leilão o equivalente a 700 milhões USD. Só nos primeiros dois leilões foram colocados 45% desse valor.

O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou, desde o começo do mês de Março, em dois leilões, 320 milhões USD, valores absorvidos na totalidade pela banca comercial. O BNA vendeu em média 160 milhões USD por dia e a taxa média de câmbio era de 316 Kz por dólar esta quarta-feira.

Para o mês de Março, o BNA comunicou que serão colocados nos vendidos 700 milhões USD, por via de leilões de preço (venda de divisas) e de quantidade (plafonds para cartas de crédito), numa frequência diária, para todas as finalidades, incluindo liquidação de cartas de crédito, atendimento às casas de câmbio e operadoras de remessas.

Após cada sessão, o BNA divulgará, no seu portal institucional, o montante disponibilizado, o número de participantes, as taxas de câmbio máxima e mínima admitidas bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.

No mês de Fevereiro, BNA levou 815 milhões USD a 13 leilões de divisas, com os bancos a ficarem com 89% desse valor, o equivalente a 724,5 milhões, tendo a taxa de câmbio do kwanza face ao USD depreciado 0,2%, de acordo com cálculos do Expansão.


(Leia o artigo integral na edição 514 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)