Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Trafigura e Totsa Total Oil ultrapassam concorrência

VENDA DE COMBUSTÍVEIS A ANGOLA

A importação de combustíveis fica reservada a duas empresas, enquanto a Glencore fica afastada do negócio, um ano depois de ser contratada.

As empresas Trafigura, ligada aos generais Dino e Kopelipa, e Totsa Total Oil Trading foram apuradas, pela Sonangol, para assegurar o abastecimento de gasolina e gasóleo ao longo dos próximos 12 meses a Angola.

As duas empresas passaram pelo crivo do concurso em que foram seleccionadas um total de nove empresas que apresentaram propostas, nomeadamente a BB Energy, BP, ENI Trading & Shipping (ETS), Glencore, Gunvor, Litasco, Vitol e Totsa Total Oil Trading e Trafigura.

Em comunicado, a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), informa que as duas empresas vencedoras do concurso público internacional lançado a 27 de Fevereiro de 2019, deverão assegurar o abastecimento do País em gasolina e gasóleo ao longo dos próximos 12 meses.

Sem avançar o valor do contrato, a petrolífera nacional explica, na nota, que a Totsa Total Oil Trading ficará com o abastecimento da gasolina, enquanto a Trafigura para o gasóleo e gasóleo para a marinha. (...)


(Leia o artigo integral na edição 525 do Expansão, de quarta-feira, dia 24 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)