Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Promoção de empregabilidade e empreendedorismo pelas plataformas electrónicas

Convidada

Em África, o empreendedorismo é o veículo conduzido por pessoas inovadores do sector privado, comprometidas com a criação da sua marca e com a responsabilidade de empregar e empoderar os seus colaboradores com conhecimentos competitivos locais e globais.

Mas, sublinhamos que os planos de promoção de empreendedorismo e empregabilidade devem estar associados a programas de educação, formação profissional, transferência de know how e conhecimentos efectuados pelas empresas.

O segredo para evoluirmos de países de consultorias efémeras para países de indústrias sustentáveis é o foco na promoção de negócios para os empresários nacionais, mas com uma estratégia trienal de auditorias e monitoramentos bem definida, quer quanto ao ciclo de valorização do capital humano, quer com a fabricação de produtos de alta qualidade competitiva, dentro dos padrões regionais e internacionais.

Com o espírito Ubuntu, podemos alcançar o prisma financeiro do sector privado, motivando parcerias entre empresas, prestando especial atenção, com um "olhar comestível" às soluções de financiamento aprovadas pela Comissão de Mercado de Capitais, tais como os organismos colectivos de investimento, as sociedades de investimento ou os fundos de investimento.

*Advogada

(Leia o artigo na integra na edição 528 do Expansão, de sexta-feira 14 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)