Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Como posso ser um melhor líder?

Gestão de pessoas

Quem são as pessoas que o inspiram? Quem são as pessoas que gostaria que o liderassem? Que competências e características é que estas pessoas têm que as valorizam e que fazem com que elas sejam o seu modelo a seguir? O que as torna únicas? E você? Enquanto líder que já é ou líder que poderá ser, o que valoriza? O que é importante para si?

Sou muitas vezes confrontada com esta questão e, por isso, considerei que seria de todo relevante complementar a minha opinião partilhando com o leitor o presente artigo.

Desta forma, respondi a esta questão, dando foco a três temas:

1. Conheça bem a sua organização Conheça bem a organização, a sua cultura, o seu negócio, ou, por outras palavras, conheça e compreenda bem qual o ADN que rege a sua organização.

Quanto maior o seu conhecimento sobre a sua organização, mais à vontade e confortável serão as suas tomadas de decisões. Estas decisões têm impacto, não só na sua área, mas em todas as áreas de actividade e, consequentemente, têm também impacto na actividade e no negócio da organização.

O sucesso passará claramente por conhecer a estratégia da sua organização. Se não sabe qual o caminho que deve percorrer, como vai percorrer o mesmo caminho que a sua organização?

E aqui a importância de uma comunicação transparente e clara será o elemento diferenciador da Organização, mas, mais do que isso, será matéria relevante e pertinente para o sucesso da liderança.

Todos estes processos permitem dar ao líder informação que fará a diferença nos processos de tomada de decisão. (...)


(Leia o artigo integral na edição 530 do Expansão, de sexta-feira, dia 28 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)