Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Estudo EY - Riscos no sector mineiro

Em análise

As decisões sobre onde investir e como alocar o capital são decisões complexas e nem sempre céleres. As empresas do sector mineiro precisarão de adoptar alguma flexibilidade nos seus modelos de negócio, de forma a serem ágeis na mudança e actualizarem regularmente os seus portfólios, considerando a evolução de todos os activos - novos e antigos.

A EY realiza anualmente um estudo sobre os riscos de negócio enfrentados pelas empresas do sector mineiro, a nível mundial. Temos assistido, nos últimos anos, a uma alteração dos principais factores de risco identificados. Onde há cerca de 3 anos imperavam os riscos financeiros, hoje a transformação ganha claramente terreno. O estudo de 2019/2020 envolveu mais de 250 participantes do sector, em todo o mundo, e revela os 10 principais riscos de negócios enfrentados pelas empresas do sector:

10. Novas commodities: A competição pelas novas commodities aumenta à medida que estas se tornam centrais na produção de uma variedade, cada vez maior, de tecnologias "verdes" e de alta tecnologia - de baterias a smartphones, de computadores portáteis a sistemas avançados de defesa.

A optimização do portfólio é crítica. As empresas mineiras precisam de compreender as interacções entre os vários elementos que compõem os seus portfólios, para fundamentar decisões sobre investimentos, desinvestimentos ou racionalização, de forma a maximizar valor.

As decisões sobre onde investir e como alocar o capital são decisões complexas e nem sempre céleres. As empresas do sector mineiro precisarão de adoptar alguma flexibilidade nos seus modelos de negócio, de forma a serem ágeis na mudança e actualizarem regularmente os seus portfólios, considerando a evolução de todos os activos - novos e antigos. (...)


(Leia o artigo integral na edição 536 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

*Executive Director EY Angola, People Advisory Services