Uma "estória" de liderança e confiança

Uma "estória" de liderança e confiança

A Maria é uma colaboradora que aprendeu com a sua liderança, respeitou-a, discordou dela, desafiou-a, mas sempre lhe foi leal. Esta, por seu lado, sempre exigiu muito da Maria enquanto profissional, respeitando as suas opiniões mesmo na divergência, considera que lhe foi leal. E você, caro leitor? Seja líder ou liderado, tem pessoas de confiança? Respeita quem trabalha consigo?

As relações de lealdade que se estabelecem nas organizações são, por vezes, tão fortes que ultrapassam as barreiras do profissional, chegando a tornar-se pessoais. Mas, atenção, não há nenhuma obrigatoriedade a que isso aconteça. As relações de trabalho entre líder e liderado devem ser trabalhadas, conquistadas no dia-a-dia, no contexto laboral.

Hoje, partilho convosco a seguinte «estória»: "Maria tinha acabado de concluir o seu curso e, como qualquer outro jovem, procurava emprego numa empresa que lhe trouxesse estabilidade, oportunidade de aprender e, quem sabe, até colocar em prática alguns dos conhecimentos que tinha adquirido na universidade.

Após ter enviado muitos CV e realizado algumas entrevistas, finalmente, fora contratada para trabalhar como assistente estagiária da CEO de uma empresa na área de marketing.

Maria estava empolgada, receosa, mas, acima de tudo, expectante sobre tudo o que envolvia a realidade profissional. Por isso, para ela eram perfeitamente normais e desafiantes as questões que colocava diariamente aos colegas e sempre que podia abordava e questionava a CEO, que, mesmo muito ocupada, conseguia sempre uns minutos para a orientar e ensinar.

O tempo foi passando e Maria foi conhecendo melhor a forma de trabalhar, necessidades e até humores da sua liderança. Mas, mais do que isso, conhecia bem o negócio e dava sugestões válidas, pertinentes, era trabalhadora e, ao contrário de alguns colegas, não se metia na vida de ninguém nem tão pouco fazia "conversas de corredor", mantinha a sua integridade. (...)


(Leia o artigo integral na edição 539 do Expansão, de sexta-feira, dia 30 de Agosto de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i