Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Eni apoia Angola a diversificar a economia em novos sectores

INVESTIMENTO ESTRANGEIRO

Sectores da saúde, educação, água e energia, bem como das florestas fazem parte do "kit" do novo investimento da Eni em Angola.

A multinacional petrolífera Ente Nazionale Idrocarburi (Eni) vai apostar em outros sectores no mercado nacional que visam a contribuir para a diversificação da economia. Segundo o memorando de entendimento assinado esta semana, em Roma, pelo CEO da Eni, Claudio Descalzi, e representantes do Governo angolano, os novos investimentos serão direccionados para projectos de acesso à energia, diversificação económica, vida na terra (protecção e expansão das florestas), acesso a água potável e acesso aos serviços públicos de saúde e educação.

Apesar da aposta em novas áreas, o acordo tem como prioridade o enclave de Cabinda, onde se prevê um impacto positivo em benefício de pelo menos 180 mil pessoas, com a criação de cerca de 6.500 empregos e a geração de uma capacidade de redução de emissões de CO2 de cerca de 380 kt por ano.

A empresa petrolífera e o Governo de Angola firmaram também o acordo de concessão para uma central fotovoltaica de 50 MW na província de Namibe, onde a Eni apoia projectos de desenvolvimento rural, e ligado à rede de transmissão do sul do País. (...)


(Leia o artigo integral na edição 550 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)