Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Avaliação de activos 'embaraça' e revolta bancos comerciais

BNA TEM ESTADO A DIVULGAR RESULTADOS

Especialistas afirmam que há bancos em risco de falência e que nalguns casos apenas o aumento de capital ou fusões podem salvar algumas instituições.

Responsáveis de alguns dos 12 bancos comerciais cujos activos foram avaliados pelo BNA por imposição do Fundo Monetário Internacional (FMI) estão preocupados, já que as avaliações apontam a um malparado acima do divulgado nas contas mas também porque avaliam em baixo parte dos imóveis das instituições, apurou o Expansão.

Na prática, menos activos significa que os accionistas terão que injectar capital para fazer face a esta reavaliação.

O Banco central está a contactar os bancos e a recomendar a aplicação de medidas que permitam melhorar a qualidade dos seus activos na sequência da avaliação que realizada até Setembro deste ano.

Embora os resultados desta avaliação ainda não tenham sido publicados, vários banqueiros explicaram ao Expansão que o maior problema para os grandes bancos está na avaliação feita pelos auditores aos activos imobiliários Há activos cujo valor apresentado pelos auditores estão muito abaixo da soma do valor de compra e outros investimentos", refere um dos "homens da banca".

Para o economista Josúe Chilundulo a única justificação para esta avaliação negativa é a especulação de preços no mercado imobiliário uma vez que em Angola há casos que o metro quadrado é mais caro que de países e cidades que são referência a nível internacional como é o caso do Dubai. (...)


(Leia o artigo integral na edição 550 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Novembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)