Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Libéria "pisca o olho" a investidores externos do sector mineiro

PAÍS REACTIVA MINAS DE FERRO

Ouro, diamantes, bauxite, minério de ferro e urânio estão entre os recursos mineiros que o governo do Presidente George Weah quer explorar.

A Libéria procura "investidores internacionais confiáveis" para a exploração mineira, afirmou o Presidente George Weah, durante uma conferência sobre mineração e energia, realizada no final de Novembro, e que reuniu em Monróvia parceiros locais e internacionais do sector que mais cresceu no país, segundo um relatório do Banco Mundial citado pelo ministro das Minas e Energia, Gesler Murray.

"É bem conhecido que a Libéria é um país rico em recursos minerais, que incluem ouro, diamantes, bauxite, minério de ferro, urânio e reservas potenciais de petróleo e gás", afirmou o Presidente liberiano, na abertura do encontro, que visou mostrar o potencial do país em mineração, energia e petróleo.

Entre os participantes na conferência contam-se Marc-Antoine Audet, CEO da empresa canadiana de mineração SAMA Resources, com explorações na Costa do Marfim e Guiné, e Sylvain Some, director geral de Minas e Geologia do Burkina Faso.

Segundo o ministro das Minas e Energia, desde que o Presidente Weah assumiu o cargo, em Janeiro de 2018, o governo tem-se esforçado para reabrir as minas de minério de ferro abandonadas, além de colocar em marcha outras iniciativas no sector que mais cresceu no país. Citando um relatório do Banco Mundial, divulgado em Outubro, Murray precisou que o sector da mineração cresceu 7%, em contraciclo com sectores não mineiros, como a agricultura e manufactura, que caíram 3,4%. (...)


(Leia o artigo integral na edição 553 do Expansão, de sexta-feira, dia 6 de Dezembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)