Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Gatunos do Conhecimento

Gestão

O que se passa um pouco por todo o mundo é que os estudantes hoje estudam pouco, lêem pouco, pesquisam apenas na Internet resumos de terceiros e, assim, chegam desprovidos ao mercado de trabalho.

Phillis Weatley, nascida na África Ocidental foi vendida como escrava alfabetizada para uma família nos EUA. A jovem era uma pessoa inspirada, buscava conhecimento e apreciava partilhá-lo com os outros escravos. Certa vez, Phillis limpava o escritório do seu dono e viu a caneta de pena em cima da mesa. Contemplou ali a oportunidade que precisava para escrever alguns esboços mentais que guardava. Tencionava usar a caneta apenas por algumas horas.

E assim fez, roubou a caneta do dono, correu para o seu barraco, escondeu a caneta e a tinta até anoitecer. Naquela noite, a jovem tornou-se na primeira escrava poetisa publicada na história dos Estados Unidos da América. A escrava Weatley tentou esconder os seus manuscritos, porém foi apanhada pelo seu capataz, que decidiu expô-la ao seu dono numa tentativa de que ele a punisse.

Mas a beleza dos escritos levou o dono da escrava a encantar-se com o talento ali visível, apoiou a sua publicação e deixou em testamento a carta de alforria da poetisa-escrava. Phillis, antes de morrer vítima de doença, publicou uma colectânea de poemas e outros textos que expressavam os sentimentos e as ideias dos colonos rebeldes. Foi reconhecida em 1773 como a africana mais famosa do mundo, inspirando outros escravos, inconformados, a lutarem pelos seus sonhos.

Em Recursos Humanos esta história leva-nos a reflectir sobre a condição desprovida de certos candidatos ao mercado de emprego. O que se passa um pouco por todo o mundo é que os estudantes hoje estudam pouco, lêem pouco, pesquisam apenas na internet resumos de terceiros.

Tirar tempo para ler as temáticas pelos livros dos autores, fazer resumos e relacionar com outros autores é considerado um empecilho ao descanso e aos momentos de lazer. Os alunos universitários estão preocupados com duas coisas: 1ª em alcançar uma média para terminarem o ano, sem que seja necessário pagar a prova de recurso; 2ª adquirir um diploma que lhes possibilite entrar no mercado de trabalho, ainda que isso não signifique uma agregação de conhecimento. (...)

(Leia o artigo integral na edição 554 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Dezembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

*Directora de recursos humanos e docente