Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Janeiro foi o mês com menos divisas nos bancos em dois anos

PETRÓLIFERAS COLOCARAM 40% DO TOTAL EM JANEIRO

O ano de 2020 arrancou com os bancos a conseguirem 648,8 milhões USD, com o BNA a colocar apenas 60% desse valor por via de leilões de divisas.

Os 684,8 milhões USD de divisas adquiridas pelos bancos comerciais no mês passado, em que 40% desse valor resulta das negociações com as petrolíferas, são o valor mais baixo em moeda estrangeira comercializada pela banca desde Janeiro de 2018, mês em que se deu início à nova política cambial, de acordo com cálculos do Expansão.

O primeiro balanço do BNA sobre as operações cambiais do sector de petróleo e gás em Janeiro deste ano revela que os operadores venderam aos bancos comerciais um total de 277,8 milhões USD. Se somarmos a este valor o total vendido pelo banco central aos bancos, o balanço de Janeiro totaliza assim 684,8 milhões USD.

O balanço do BNA não revela que petrolíferas estão a vender dólares ou euros aos bancos, nem nomeia as instituições financeiras que captaram esses recursos. A 27 de Janeiro, o governador do banco central, José Massano, justificou essa omissão com o facto de se estar a prevenir " pressão" sobre os bancos que participam destas negociações.

"Gostaria de não entrar para esse nível de detalhe para não pormos em causa qualquer sentido de pressão a esses bancos, ou de até violação de reserva de informação que devemos ter em relação a estas matérias", argumentou, há duas semanas, em conferência de imprensa.

O CEO do Standard Bank Angola (SBA), Luís Teles, admitiu em recente entrevista aom Expansão que o seu banco já comprou divisas de petrolíferas, e também já revendeu no mercado interbancário. (...)


(Leia o artigo integral na edição 561 do Expansão, de sexta-feira, dia 14 de Fevereiro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)