Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendTecnologia

Empresários indianos querem vender tecnologia agrícola

CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA ANGOLA-ÍNDIA

As trocas comerciais entre Angola e Índia "valiam" 4,2 mil milhões USD em 2019, sobretudo pela exportação de petróleo angolano.

Empresários indianos pretendem entrar em Angola para apoiar o desenvolvimento agrícola do País com a introdução de novas tecnologias que permitam potenciar a produção, anunciou esta semana o encarregado de negócios da embaixada da Índia, durante o Fórum da Câmara de Comércio Angola-Índia, que decorreu em Luanda.

"Angola tem um grande potencial em termos de agricultura e o que pode esperar da Índia é realmente o apoio tecnológico e conhecimento na área da agricultura, uma vez que ao mercado angolano interessa a um bom número de empresários indianos que pretendem investir neste sector", apontou Tibatraj Kumar Mishra .

O responsável, que falava no fórum que decorreu no auditório do porto de Luanda como tema "Sector Agrícola de Angola - Soluções da Índia", sublinhou que os apoios a que se refere passam também pela disposição de meios agrícolas.

Já o consultor do Ministério da Agricultura, António Sozinho, defendeu que Angola só tem a ganhar aproveitando o potencial da Índia no fabrico de motocultivadores e na instalação de indústria de produção de sementes.

"Cerca de 98% das sementes produzidas no País eram importadas nos anos de 2015 até 2017, por isso, estamos a trabalhar para, cada vez mais, mudarmos este quadro", afirmou. (...)


(Leia o artigo integral na edição 562 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Fevereiro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)