Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Principais jogadores e equipas desvalorizam em média 20% no momento da retoma

Em apenas oito meses

Com a retoma dos principais campeonatos em todo o mundo, a Transfermark apresentou os valores de mercado dos jogadores que actuam nas equipas em todo o mundo. A paragem e as perspectivas económicas para esta indústria resultaram numa desvalorização generalizada. Os plantéis dos 20 maiores clubes valem agora menos 2.663,86 milhões de euros.

Os vinte clubes mais valiosos do mundo perderem mais de 20% do valor depois desta paragem de dois meses e da retoma sem público. A Transfermark faz a avaliação individual do valor de cada jogador, sendo que o valor do clube é depois definido pela soma do preço atribuído a cada um que faz parte do plantel. Neste particular, o Barcelona foi o clube mais penalizado, perdeu mais de 320 milhões de euros em apenas alguns meses, sendo que apenas quatro jogadores são responsáveis por 48% desta quebra - Dembelé (-44 milhões), Leo Messi (-38 milhões), Griezmann (-34 milhões) e Philippe Coutinho (-34 milhões). O Real Madrid também viu o valor do seu plantel encolher, passou de 1.190 milhões de euros para 888,5, menos 301,5 milhões. Em conjunto os 20 clubes espanhóis que jogam a La Liga perderam 1.090 milhões de euros, passando de um valor de 6.180 para 5.090 milhões, uma quebra de 17,6%.

A Liga Inglesa continua a ser a mais valiosa, onde estão os jogadores mais cotados. Na soma de todos os clubes tem um valor de quase oito mil milhões de euros, 7.940, apesar de ter perdido 1.370 milhões, 14,7%. O clube mais penalizado foi o Tottenham (-269,6 milhões), as suas duas grandes
estrelas Harry Kane e Delli Ali perderam 55 milhões de valor de mercado. O primeiro porque jogou muito pouco até à retoma dos campeonatos devido a lesão e o segundo porque não confirmou a forma da época anterior, ao mesmo tempo que perdeu um dos seus maiores activos, Cristian Eriksen, avaliado no início da época em 100 milhões de euros.

O Manchester City, que mantém a liderança do ranking, é o único clube que ultrapassa a barreira dos mil milhões de euros, 1.030, e apesar disso perdeu 250 milhões de euros de valor de mercado. Todos os grandes clubes ingleses perderam valor, sendo que as quebras foram menores no Liverpool (-93,75 M), Manchester United (- 105,27 M) e Chelsea (-129 M).

Uma curiosidade que reflecte a importância da Premier League, 11 dos 20 futebolistas mais valiosos do mundo jogam em Inglaterra. Dos restantes cinco jogam em Espanha, dois jogam em França e outros dois na Alemanha. Mas é importante acrescentar que nenhum dos sub-20 mais valiosos do mundo joga em Inglaterra, ou seja as pérolas a quem se projecta um brilho mais intenso, jogam em outros campeonatos - quatro em Espanha, três na Alemanha, dois em Itália e um em França.

(Leia o artigo integral na edição 581 do Expansão, de sexta-feira, dia 3 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)