Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Tesouro sul-africano sem dinheiro suficiente para plano de estímulos à economia

Faltam 2,6 mil milhões USD

Os planos para alocar os 2,6 mil milhões USD que falta para cobrir o plano de estímulo anunciado pelo Presidente Cyril Ramaphosa serão revelados, em Outubro, na declaração de política de orçamento de médio prazo.

O Tesouro Nacional sul-africano começa apenas em Outubro a alocar os 45 mil milhões de rands (o equivalente a 2,6 mil milhões USD de um pacote de alívio ao impacto do coronavírus) que faltam para cobrir o pacote de estímulos, no montante de 500 mil milhões de rands (29,2 mil milhões USD), para reanimar a economia, fortemente afectada pela pandemia da Covid-19.

O pacote de estímulo foi anunciado pelo Presidente Cyril Ramaphosa, no início de Abril, duas semanas após a declaração do estado de emergência no país, mas quase três meses depois o Tesouro Nacional apenas conseguiu alocar verbas para cobrir 455 mil milhões de rands (26,6 mil milhões USD) num orçamento de ajuste apresentado em Junho, conforme revelou a Bloomberg.

Os planos para a verba que falta alocar serão descritos, de acordo com o Tesouro Nacional, na declaração de política de orçamento de médio prazo de Outubro e na revisão do orçamento de Fevereiro.

"O Tesouro adoptou uma abordagem prudente ao orçamento, fazendo alocações de acordo com os planos confiáveis e de maneira a mitigar a situação fiscal", que é significativamente pior do que a calculada inicialmente, explicou o departamento governamental responsável pelas finanças e pela elaboração do orçamento geral do Estado.

Segundo o Tesouro, do total dos 500 mil milhões de rands do pacote de estímulo à economia e às empresas, o orçamento suplementar apenas identificou 145 mil milhões de rands (8,5 mil milhões USD) para alocação imediata.

O Tesouro justifica ainda o atraso na alocação dos 45 mil milhões com a "falta de prontidão de certos projectos, como o programa de criação de empregos, e uma deterioração adicional na posição fiscal após o anúncio do Presidente que levou a ajustes no programa" de estímulos.

(Leia o artigo integral na edição 582 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)