Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Pandemia "quebra" em 8% a produção de Catoca e adia novos investimentos

Diamantes em crise no I semestre de 2020

As empresas do sector dos diamantes estão a viver dias difíceis provocados pelas consequências da Covid-19. Não há vendas e a produção está a baixar, reduzindo a capacidade para avançarem para outros projectos.

A produção da Sociedade Mineira de Catoca caiu 8% nos primeiros seis meses do ano comparativamente ao mesmo período de 2019, devido à pandemia da Covid-19, que obrigou a empresa a dispensar mais de 70% dos trabalhadores, bem como à paralisação da central de tratamento 1.

Entre Janeiro e Junho ,a maior mina a céu aberto do País produziu 3,4 milhões de quilates de diamantes. A maior diamantífera nacional tratou neste período 5,6 milhões toneladas de minério, menos 9% em relação aos primeiros seis meses do ano passado e viu também cair em 33% a massa mineira extraída, ficando pelos 5,3 milhões de metros cúbicos.

Em comunicado divulgado esta semana a Sociedade Mineira de Catoca reconhece que as empresas do sector estão a passar por situações difíceis devido à actual conjuntura, em que os mercados desta matéria-prima estão suspensos. "As empresas do sector dos diamantes vivem dias difíceis, causados pelas consequências da Covid-19, devido à necessidade de redução significativa do pessoal, bem como o facto de os mercados internacionais estarem encerrados, o que implica que as mineradoras não estão a obter receitas, e isso tem exigido uma total revisão e adaptação dos planos de produção", considerou o director geral Benedito Manuel.

Para minimizar os efeitos negativos na pandemia na mina, foram reajustados os planos de produção, suspensa a prospecção em outras concessões e adiados investimentos. O Expansão apurou, por outro lado, que a paralisação quase total da maior empresa de produção de diamantes em Angola, a Sociedade Mineira de Catoca, baixou consideravelmente os níveis.de produção de diamantes no país.

(Leia o artigo integral na edição 585 do Expansão, de sexta-feira, dia 31 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)