Petróleo sobe de forma mais consistente

Petróleo sobe de  forma mais consistente
Foto: D.R.

Reservas petrolíferas norte-americanas recuaram pela segunda semana consecutiva e impulsionaram o preço do petróleo. A subida da matéria-prima também reagiu positivamente às notícias de explosão num porto libanês.

O preço do petróleo valorizou mais de 6% nos últimos 7 dias, tendo chegado a estar acima de 46 USD por barril, mantendo-se consistentemente em níveis pré-pandémicos. As reservas petrolíferas dos EUA voltaram a recuar na semana passada, segundo o American Petroleum Institute, em cerca de 8,6 milhões de barris. Trata-se da segunda semana consecutiva de descida e o valor superou as expectativas do mercado que apontava para uma queda de apenas 3,3 milhões de barris. O petróleo também beneficiou da fraqueza do dólar, que apresentou uma das performances mais fracas entre as principais moedas.

Os preços da matéria-prima subiram, não obstante o alívio nos cortes de produção da OPEP e seus aliados, que a partir de 1 deste mês começam a ser posto em prática. Esta semana foi anunciado que a OPEP aumentou, em Julho, a sua oferta, uma notícia que teve efeitos limitados sobre os preços. A matéria-prima também reagiu positivamente às notícias de explosão em um porto da capital libanesa, um facto que teve, mais tarde, pouco efeito sobre o mercado petrolífero, uma vez que não se sabia ao certo a origem da ocorrência.

A semana foi de algum optimismo para os mercados, devido, sobretudo, ao bom desempenho dos indicadores económicos relativos à produção industrial de diversos países publicados nos últimos dias. O PMI (Purchase Management Index), um índice que acompanha a evolução da actividade industrial e de serviços em quase todos mundo, revelou uma melhoria nos EUA, Europa e na China. Outro factor motivador para os mercados, foi a vacina alemã contra o coronavírus, desenvolvida pela Novovax, que apresentou resultados positivos na primeira fase dos ensaios.

*Banco Angolano de Investimentos

(Leia o artigo integral na edição 586 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i