Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Legislação

Benguela avança com recenseamento agro-pecuário e pescas

Projecto arranca em três municípios

O RAPP é financiado pelo Banco Mundial com 25 milhões USD, e tem apoio técnico da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO).

O Instituto Nacional de Estatística seleccionou na província de Benguela três municípios para o início ao Recenseamento Agro-pecuário e Pescas (RAPP), que visa a recolha de informações sobre a produção e o acesso aos mercados nesta região.

De acordo com o responsável provincial do INE, José Martins, tratam-se dos municípios de Benguela, Catumbela e a Baía Farta. O programa envolve os camponeses, pescadores, aquicultores, criadores de gado, fazendeiros, bem como médias e grandes empresas.

O processo será assegurado por 150 profissionais de campo, dos quais inquiridores, recenseadores e supervisores, cuja data para o início da actividade está prevista para o próximo dia 12 do corrente mês, acrescentou o dirigente.

Aprovado pelo decreto presidencial n.° 194/19, de 20 de Agosto, que cria a organização estrutural e funcional das comissões provinciais e municipais do RAPP, o apoio técnico é garantida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO), com um financiamento de 25 milhões USD garantido pelo Banco Mundial.

José Martins avançou que apesar da situação de calamidade pública que o País atravessa decorrente da Covid-19, as condições de biossegurança para os agentes estão asseguradas.

(Leia o artigo integral na edição 586 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)