Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Carlos São Vicente fica em prisão preventiva na cadeia de Viana

Caso 900 milhões

O empresário Carlos São Vicente, ex-presidente da Seguradora AAA, ficou em prisão preventiva esta tarde, depois de ter sido ouvido durante sete horas, pela segunda vez, pelos procuradores da Direcção Nacional de Investigação Criminal e Acção Penal (DNIAP), por suspeita de crimes de peculato e branqueamento de capitais. A medida de coacção começou a ser cumprida ao final da tarde no Estabelecimento Prisional de Viana, em Luanda.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), em causa está uma investigação que envolve uma conta bancária de Carlos São Vicente, de 900 milhões de dólares, congelada pelas autoridades judiciais da Suíça, por suspeitas de se tratar de dinheiro proveniente de actividade criminosa.

Carlos São Vicente foi constituído arguido no passado dia 15, quando foi ouvido pela primeira vez pela PGR, tendo saído sem qualquer medida de coacção.

O empresário viu no entanto serem-lhe apreendidos um conjunto de bens, entre os quais os edifícios da Seguradora AAA, as redes de hotéis IU e IKA e ainda 49% da participação social da AAA Activos no Standard Bank Angola. A sua mulher, Irene Neto, viu igualmente as suas contas congeladas em Angola, no âmbito do mesmo processo.

Carlos São Vicente é marido de Irene Neto, filha do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.